DEFENSOR PÚBLICO SANDRO FERREIRA ASSUME DIRETORIA ACADÊMICA DA ADPETO

07/01/2016 07/01/2016 15:06 351 visualizações

Visando integrar a ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do estado do Tocantins com as mesmas diretrizes nacionais que criaram a ENADEP – Escola Nacional dos Defensores Públicos, a entidade deu posse nesta quinta-feira (17), como Diretor Acadêmico, Sandro Ferreira Pinto.

A nova Diretoria Acadêmica foi criada a partir da aprovação em AGE- Assembleia Geral Extraordinária da ADPETO, no dia 21 de setembro e tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da Defensoria Pública e a promoção do debate de mecanismos para aprimorar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O novo diretor acadêmico, Sandro Ferreira Pinto destaca que a criação desta diretoria simboliza a preocupação da Adpeto quanto a integração da carreira com a academia, que transcende o interna corporis da Defensoria Pública e busca esta interação com os acadêmicos. "Isso é muito bacana, pois demonstra a nossa responsabilidade com a formação jurídica. Hoje a Defensoria tem muito a contribuir em termos doutrinários e informação em direitos humanos, em educação em direitos e nós precisamos começar na base, que está na faculdade e na escola", disse.

Segundo Neuton Jardim, presidente da Adpeto, a criação desta diretoria canaliza o esforço da associação e dos defensores públicos do Tocantins em promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico no nosso estado.

"Fiquei muito lisonjeado com o convite e confesso que esta é uma área que eu gosto muito de trabalhar por isso a tônica da atuação desta diretoria será justamente esta, ingressar com a Defensoria Pública nos eventos acadêmicos para que ela ocupe este espaço, que inclusive as outras instituições já ocupam e os acadêmicos possam ter uma visão ampla de todos os atores jurídicos, entre eles a Defensoria Pública" finalizou Sandro Ferreira.

Currículo

Sandro Ferreira Pinto é Natural de Piraquara, no Paraná. Formou-se em Direito, com habilitação em Direito do Estado, na Universidade Federal do Paraná, em 2011, concluindo uma especialização em Criminologia no Instituto de Criminologia e Política Criminal do Prof. Juarez Cirino. Foi servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por quase 10 anos, onde atuou como Chefe de Cartório e também no Controle Interno do Tribunal. Atuou também como Defensor Público nos Estados do Amazonas e do Paraná. Atualmente é defensor público do Estado do Tocantins, onde exerceu a função na cidade de Dianópolis e hoje atua na execução penal, em Araguaína.

Fonte:
Andrea Lopes - Ascom Adpeto