Três novos Defensores Públicos tomam posse no Tocantins

01/02/2016 01/02/2016 15:13 335 visualizações

“Ser Defensor Público é a minha vocação. Eu estou ciente dos desafios que vou enfrentar ao lutar pelos direitos dos assistidos no interior do Estado; conheço os grandes avanços que a Defensoria Pública tem proporcionado na vida destas pessoas e espero estar apto a perpetuar este legado, fazendo a diferença na sociedade tocantinense” diz Pablo Chaer, Defensor Público Substituto recém empossado.

A posse dos três novos Defensores Públicos Substitutos do Estado do Tocantins aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º), na sala do Conselho Superior da DPE-TO, na presença de autoridades, defensores públicos e familiares. Alana Menezes Aurélio, Pablo Mendonça Chaer e Magnus Kelly Lourenço Medeiros, foram aprovados no último concurso de carreira, realizado em 2013 e agora somam, junto com os demais membros, o total de 112 Defensores Públicos ativos do Tocantins.

“A posse dos novos membros com certeza traz um incremento no quadro de defensores públicos ativos do Estado, todavia este número ainda não supre totalmente a necessidade da Defensoria no Estado. Ainda que estejamos presentes em todas as comarcas, não temos um titular em cada unidade. Esta é a nossa busca, no entanto a cada novo membro que ingressa na carreira ficamos mais otimistas e acreditamos que o esforço conjunto empreendido pela instituição e entidades associativas do Brasil todo tem dado frutos” comemora Neuton Jardim Presidente da Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do estado do Tocantins.

“É uma honra para mim fazer parte desta instituição. Desde a faculdade que eu almejo a Defensoria Pública, já estagiei em duas instituições em outros Estados e agora, que estou aqui, farei o máximo esforço para prestar o melhor serviço a quem precisa.” Declara Alana Aurélio emocionada.

Para Magnus Medeiros a Defensoria Pública vem se destacando no cenário jurídico nacional não só como instituição garantidora dos direitos individuais dos hipossuficientes, mas especialmente pela recente legitimação que lhe foi proporcionada em face das ações coletivas. “A Defensoria Pública vem se tornando talvez uma das instituições mais importantes dentre as instituições essenciais pra o acesso à justiça. A gente sabe dos desafios que enfrentaremos ao assumir um cargo destes aqui no Tocantins, mas minha intenção é fazer uma atuação de qualidade, principalmente nas ações coletivas, recentemente legitimada pela Lei Complementar 80, que só veio melhorar e somar a nossa função dentro da sociedade brasileira” finaliza.

Perfis

Alana Menezes Aurélio é natural de Teresina (PI). Cursou Bacharelado em Direito pelo Ceut - Centro de Ensino Unificado de Teresina, tendo colado grau em fevereiro de 2011. Durante o curso, estagiou junto à Defensoria Pública da União no Piauí e a Defensoria Pública do Estado do Piauí. Advogou no Piauí por cerca de um ano e meio e fez pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil no Ceut, tendo concluído em junho de 2013. Foi aprovada nos concursos: Analista Processual do Ministério Público do Piauí, Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Maranhão e Defensor Público Substituto do Estado do Acre e Defensora Pública na Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 2013. Exerceu o cargo de Analista Judiciária junto ao TJ/MA, com lotação em Presidente Dutra/MA, por pouco mais de três anos.

Magnus Kelly Lourenço Medeiros nasceu em Jucurutu (RN). Filho de agricultores, estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Newman Queiroz. Formou-se em Direito na UFRN em 1999. Foi assessor jurídico dos Municípios de Jucurutu (RN) e Santana do Matos (RN) e Procurador Geral dos Municípios de Florânia (RN) e São Vicente (RN). Foi aprovado no concurso do Ministério Público do Estado do Piauí em 2012 na Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 2013.

Pablo Mendonça Chaer é natural de Uberlândia (MG), graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2008, e pós-graduado em Direito Público também pela Universidade Federal de Uberlândia, em 2010. Atuou como advogado por três anos e foi aprovado no Concurso Público da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 2013.



Texto e Fotos: Andréa Lopes - Ascom Adpeto