Maio Verde: Escolas de Porto Nacional recebem palestras sobre Direito de Acesso à Saúde

30/05/2016 30/05/2016 16:04 305 visualizações

“Incluir a sociedade estudantil na participação dessas informações é de grande valia, pois assim eles saberão onde e a quem procurar em caso de necessidade. Tendo em vista o caos em que se encontra a saúde pública, muitas vezes as pessoas se calam por não saberem a quem recorrer”, destaca Luana dos Santos Ribeiro de Almeida, professora da Escola de Tempo Integral Irmã Aspásia, em Porto Nacional.

Seguindo a programação do Maio Verde, que comemora o Dia do Defensor e da Defensoria Pública, alunos de três escolas públicas de Porto Nacional receberam as palestras do projeto Conhecer Direito, idealizado pela Adpeto-Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, com apoio da DPE-TO, que aos moldes da Campanha Nacional da Anadep, debateu a temática Direito de Acesso à Saúde em todo o estado do Tocantins.

Para o Defensor Público e vice presidente da Adpeto, Fabrício Brito, a ação do projeto Conhecer Direito é de grande importância para sociedade, pois grande parte da população, principalmente os mais carentes, desconhece seus direitos e o trabalho da Defensoria Pública nesta área. "O acesso à saúde é um direito garantido pela nossa constituição a todos os cidadãos e a Defensoria trabalha para que este direito seja respeitado" enfatiza.

A programação aconteceu durante todo o mês de maio e o foco das ações foi destinado ao público da comunidade estudantil e acadêmica. Em Porto Nacional a programação do Conhecer Direito iniciou-se com alunos do 4º ao 9º ano da Escola Estadual Frei José de Maria Audrin. Em seguida foi a vez da Escola Estadual Centro de Ensino Médio Florêncio Aires com alunos do 5º ao 8º ano e depois a Escola de Tempo Integral Irmã Aspásia, totalizando 500 alunos.

As palestras ministradas pelos defensores públicos Fabrício Silva Brito e Larissa Pultrini Braga com apoio dos servidores da DPE-TO Eliene Tavares e Walber Rodrigues Lopes e as estagiárias de Direito Rhauany Amorim e Samylla Ellen de Sousa.
Texto: Andréa Lopes com fotos e informações de Faraíldes Rodrigues Miranda