Mulheres de Taquaruçu recebem orientação do Nudem

05/05/2016 05/05/2016 15:45 301 visualizações

A jovem S.M.S, 27 anos, mora na comunidade de Taquaruçu e tem um filho de seis anos. Ela separou-se do marido quando ainda estava grávida devido os inúmeros casos de agressão física e violência dele, que atualmente mora em uma cidade do interior do Tocantins e nunca pagou pensão para a criança. A mãe, por sua vez, já tentou algumas vias judiciais para cobrar a pensão, mas tem receio de procurá-lo por causa do seu histórico de violência. Casos como estes foram atendidos na manhã desta terça-feira, 3, no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, em Taquaruçu, distrito de Palmas.

Coordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher, da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a defensora pública Vanda Sueli Machado, atendeu mulheres da comunidade para oferecer orientações sobre os seus direitos, incentivar a denúncia de casos de violência contra a mulher e responder às dúvidas da comunidade.

Na Roda de Conversa, a Defensora Pública falou ao público sobre os direitos da mulher, o papel da Defensoria do Estado do Tocantins e focou a atuação do Nudem, que tem o objetivo de prestar assistência jurídica às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Assegurar o direito da mulher, é assegurar a sua saúde e bem-estar. A comunidade deve ter força para exigir e lutar por esses direitos”, defende Vanda Sueli.

Além disso, a defensora pública ouviu perguntas da comunidade em diferentes temáticas, como pensão alimentícia, reconciliação, guarda compartilhada e violência doméstica e familiar, dentre outros temas.


TEXTO: Cinthia Abreu - Ascom DPE-TO