Nota de repúdio - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

02/06/2016 02/06/2016 13:15 298 visualizações

A Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins vem a público expressar indignação e repúdio e à grave situação de violência contra a mulher registrada pela imprensa nos últimos dias. Os casos de estupro coletivo contra uma adolescente, ocorrido no Rio de Janeiro e o roubo e estupro contra uma servidora pública estadual, praticados na tarde de ontem em Palmas, chocaram a sociedade e nos trouxeram a sensação de extrema insegurança.

Sabemos que estes casos representam apenas um pequeno percentual dos crimes de violência contra a mulher que ocorrem a todo instante, e que, nem sequer são registrados. Os terríveis fatos, no entanto, revelam, no caso do estupro coletivo, o quanto o preconceito contra a mulher ainda massacra as vítimas e as deixa ainda mais vulneráveis; o caso ocorrido em Palmas, reforça o quanto a SEGURANÇA PÚBLICA está falhando em seu papel de prevenção e combate à criminalidade, fazendo com que o agressor encontre forma de agir em praça pública, em plena luz do dia, sem qualquer receio de ser surpreendido.

Neste panorama, crítico e insustentável, nos juntamos ao coro das entidades e sociedade organizada para pedir uma basta esta situação, exigindo dos poderes públicos federal, estadual e municipal a imediata apresentação de um planejamento a ser executado a curto, médio e logo prazo e de ações efetivas para a área da SEGURANÇA PÚBLICA e EDUCAÇÃO, visando enfrentar este sério problema que atinge nossas famílias.

Palmas, 02 de junho de 2016.