Adpeto promove mais uma ação em prol da inclusão

16/10/2023 16/10/2023 15:57 270 visualizações

Seguindo a agenda da Campanha Nacional da Anadep, que este ano aborda a inclusão da pessoa com deficiência, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins - Adpeto, promoveu junto com a Defensoria Pública do Estado e demais parceiros, uma ação de cidadania e diversão junto ao público da APAE de Palmas e seus familiares. O atendimento ocorreu no último dia 11, quarta feira, e contou também com apoio da Defensoria Pública da União e Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça. A ação proporcionou atendimento jurídico e recreativo, uma vez que os alunos puderam também celebrar o Dia das Crianças com pinturas corporais e outras atividades. 

 

Conforme o defensor público Neuton Jardim, coordenador do Núcleo de Ações Aplicadas e Coletivas da DP, a participação da Defensoria foi concretizada a partir de uma reunião da Comissão de Acessibilidade do Órgão que conta, entre seus participantes, com o Núcleo de Ações Coletivas e a Adpeto. O Defensor mencionou a importância de possibilitar o acesso das pessoas com deficientes e seus familiares aos serviços da Defensoria.

 

A APAE que hoje possui 186 alunos matriculados e proporciona atendimento nos turnos matutino e vespertino, pôde receber toda a caravana a qual priorizou seu público e familiares. "O nosso sentimento é imensamente gratidão, porque nem sempre a gente tem acesso, os próprios pais não têm coragem de ir na Defensoria Pública. Não tem como estar indo na Defensoria da União e do Estado, e isso é muito importante para nós, para nossa função de apaeanos", e concluiu, "é uma grande alegria e um grande privilégio nosso ter vocês aqui com a gente", agradeceu a presidente da APAE de Palmas, Vilma Silva.

 

A presidente da Adpeto, Karla Nogueira, acompanhou com entusiasmo as atividades e lembrou a importância da inclusão. "Esse ano a Anadep tem como tema de campanha a inclusão. E diante da campanha da Anadep e a proximidade do Dia das Crianças, a Adpeto propôs à Defensoria Pública que fizéssemos uma parceria para realizar um evento em comemoração ao Dia das Crianças e que a gente pudesse estar ali garantindo o acesso aos direitos fundamentais, aos direitos individuais dessas crianças. Fornecendo não só o atendimento jurídico mas também a brincadeira, a diversão para este público. Brincar também é um direito da criança", observou a Presidente.