LETICIA AMORIM ELUCIDA PERSPECTIVAS NO MUNDO JURÍDICO NA V SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEST

03/11/2023 03/11/2023 12:42 231 visualizações

A V Semana de Iniciação Científica Direito, Inovação e Sustentabilidade, promovida pela UNEST, estabeleceu-se como um evento-chave para especialistas e estudiosos em Paraíso do Tocantins. Neste encontro de mentes brilhantes, Leticia Amorim, Defensora Pública do Estado do Tocantins e Diretora de assuntos sociais da ADPETO, marcou sua presença, levando a plateia em uma viagem pelas nuances do sistema jurídico atual e as perspectivas futuras.

 

Ao ser questionada sobre a intrincada relação entre Direito, Inovação e Sustentabilidade no contexto da justiça brasileira, Leticia postulou: "O papel do direito é fundamental na implementação efetiva de práticas sustentáveis. Atualmente, estamos na encruzilhada onde a tecnologia, fruto da inovação, pode ser nossa maior aliada. O direito tem o poder não apenas de impor, mas também de inspirar mudanças que alinham progresso tecnológico e sustentabilidade, construindo uma sociedade mais justa e equilibrada."

 

Sobre a magnanimidade da V Semana de Iniciação Científica e sua reverberação na comunidade jurídica, ela expôs: "Eventos como estes são o pulso da evolução acadêmica. A V Semana não só ofereceu uma plataforma para discussões profundas, mas também catalisou a fusão de ideias inovadoras entre a comunidade acadêmica e os profissionais do campo. É a interseção desses dois mundos que pode trazer soluções revolucionárias para os desafios do nosso tempo."

 

Refletindo sobre sua vasta experiência no Tribunal do Júri e a interseção de inovação e sustentabilidade neste contexto, Leticia compartilhou: "Enquanto minha contribuição no evento centrou-se no julgamento recente do STF, é imperativo compreender que a justiça é um organismo vivo. Deve crescer, adaptar-se e, acima de tudo, incorporar inovações que não apenas acelerem processos, mas também garantam práticas mais sustentáveis e justas."

 

Ao considerar o protagonismo da UNEST e da Câmara Municipal na promoção de diálogos enriquecedores, ela elucidou: "A presença e o engajamento da Defensoria Pública nesses fóruns é um testemunho da nossa dedicação em permanecer atualizados. Compreender as dinâmicas locais e proporcionar insights práticos é fundamental, e iniciativas como esta solidificam a sinergia entre teoria e prática."

 

Dra. Karla Leticia, presidenta da ADPETO, acrescentou: "é uma honra ver Defensoras como Leticia Amorim elevando nosso nome e missão. Nosso objetivo é ser uma força propulsora para o pensamento crítico e a inovação no cenário jurídico, e a participação neste evento é uma clara manifestação desse compromisso."

 

Concluindo sua visão sobre o papel da ADPETO e a missão dos Defensores Públicos, Leticia enfatizou: "Em cada passo, a Defensoria Pública demonstra sua resolução de se adaptar e crescer. Através da participação ativa em eventos, buscamos incessantemente alinhar nosso trabalho com práticas jurídicas inovadoras, garantindo que estamos equipados para atender às crescentes demandas do mundo jurídico contemporâneo."