AVANÇOS E REALIZAÇÕES DA ADPETO EM 2023

28/12/2023 28/12/2023 10:52 234 visualizações

À medida que nos aproximamos do final de mais um ano, é importante compartilhar com todos os membros da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins - Adpeto um relatório detalhado das conquistas alcançadas ao longo de 2023. Essa prestação de contas visa destacar as atividades planejadas e realizadas em prol das defensoras, dos defensores e da Associação em geral.

 

Uma das principais conquistas da Adpeto neste ano foi a manutenção de uma presença constante no parlamento de Tocantins e nas duas casas legislativas federais, graças à incansável atuação da Dra. Karla Nogueira, Presidenta da Adpeto. Essa presença estratégica fortaleceu a influência e a capacidade da Associação na defesa dos interesses dos defensores públicos.

 

A Associação também esteve reunida no IGPREV e na Procuradoria do Estado com o objetivo de resguardar o direito dos defensores em relação à reforma da previdência.

 

Outra iniciativa de grande impacto social promovida pela Adpeto, Defensoria Pública do Estado do Tocantins - DPE-TO, e o Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins - Sisdep, foi o Mutirão de Reconhecimento de Paternidade. Esse mutirão ofereceu atendimentos jurídicos voltados para a investigação e reconhecimento de paternidade, incluindo orientação jurídica e testes gratuitos de DNA. A ação faz parte do projeto "Meu Pai Tem Nome", coordenado pelo Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais - Condege. A Adpeto financiou alguns testes de DNA para as pessoas assistidas. Os municípios contemplados pelo mutirão foram Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Aliança do Tocantins.

 

A Adpeto também marcou presença no legislativo estadual, participando de reuniões e encontros com parlamentares para tratar de pautas da classe. A presidente da associação, Dra. Karla Nogueira, esteve presente na Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada na Assembleia Legislativa, assunto tema da Campanha Nacional da Anadep. Destaque para a participação no evento "Defensoria na Comunidade" na APAE, em prol das crianças com deficiência e para a promoção do "Arraiá Inclusivo" realizado em parceria com a ATMP e a Asmeto.

 

A Presidente da Adpeto também reuniu-se com diversos deputados estaduais, fortalecendo o diálogo com parlamentares como Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, Eduardo Fortes, Amélio Cayres, Janad Valcari, Nilton Franco, Claudia Lelis, Wiston Gomes, Gutierres Torquato, Gipão, Fabion Gomes, Valdemar Júnior, Moisemar Marinho, Luciano Oliveira, Júnior Geo, Marcus Marcelo, Vilmar de Oliveira e Jair Farias.

 

Outras ações relevantes da Adpeto incluíram a solicitação à administração de um documentário sobre a história da instituição, e a participação ativa nas reuniões do Conselho Superior da Defensoria; a priorização da segurança dos associados, identificando riscos no uso da piscina do Clube e contratando um responsável técnico para executar a reforma. 

 

Além disso, a Adpeto ampliou seus convênios, oferecendo benefícios como descontos de restaurantes no Tins Mania, na churrascaria Portal do Sul, e desconto na sorveteria Pavaneli Gelateria para os associados. Também foi implementada uma nova política de comunicação, na qual os conveniados recebem informativos sobre as ações da diretoria por meio de uma lista de transmissão oficial. Outra iniciativa significativa foi o "Café com a Adpeto", que consiste na reunião da Presidente com associados em suas cidades de atuação. Este ano a ação passou por Gurupi, Paraíso e Palmas, a previsão é de que em 2024, percorra mais cidades tocantinenses.

 

Trabalho no legislativo federal, participando no Senado Federal da Audiência Pública que objetivou subsidiar a avaliação, no ano de 2023, da atuação da Justiça no âmbito do processo penal no período de 2017 a 2022.

 

Ao refletir sobre o ano de 2023, marcado por desafios e conquistas, a Dra. Karla Nogueira, Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins - Adpeto, compartilha sua visão sobre as iniciativas que moldaram esse período significativo para a Associação. "No primeiro ano de gestão, como presidenta da Adpeto, cumprimos nosso dever com entusiasmo e dedicação. Priorizamos o diálogo no legislativo federal e estadual, buscando melhorias para nossa categoria. Iniciamos o projeto "Café com a Adpeto" para ouvir os associados, fortalecendo nossa transparência e diálogo. Além disso, trabalhamos na reforma da piscina do clube, garantindo a segurança de todos. Participamos ativamente das reuniões do Conselho, representando os interesses dos defensores. Foi um ano de dedicação  e aprendizado. Enfim, esforçamo-nos para representar, defender , dialogar, liderar, promover, planejar, comunicar e gerir".

 

Essas conquistas e atividades realizadas ao longo de 2023 demonstram o compromisso da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins em  representar seu grupo e fortalecer a Instituição. Fechando o ano a Associação entregou brindes aos seus associados representando a valorização, reconhecimento e gratidão pelas condutas dos profissionais em seu ambiente de trabalho, atendendo a população e sendo sinal de esperança para muitos.