Adpeto, Casa Civil e Gestão Superior debatem a atuação interiorizada da Defensoria Pública

07/02/2023 10/10/2023 15:35 500 visualizações

Nesta segunda-feira, 6, membros da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado (Adpeto) e da administração superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizaram uma visita institucional ao secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes, para debater a atuação da DPE-TO.

 

Durante a visita, Gomes foi informado sobre a presença ampla da Defensoria Pública em todo o estado, seja por meio de unidades de atendimento ou pelo programa Defensoria Itinerante. Em 2022, esse programa realizou mais de 2.800 atendimentos jurídicos em comunidades quilombolas ou localidades de difícil acesso. Considerando todos os atendimentos realizados, foram 203.800 atendimentos jurídicos no ano passado, o que significa maior acesso à justiça para pessoas de baixa renda no Tocantins.

 

A DPE-TO, conforme o modelo previsto na Constituição Federal, está presente em todas as comarcas do estado, cumprindo sua missão constitucional de oferecer atendimento jurídico integral e gratuito às pessoas mais necessitadas. Além disso, a Defensoria Pública também se dedica à prevenção, com educação em direitos, na resolução extrajudicial de questões, em medidas coletivas que atendem milhares de pessoas, e no atendimento individual do cidadão perante o Poder Judiciário.

 

A visita contou com a presença do Presidente da ADPETO, Guilherme Vilela, o 1º SubDefensor-Geral da Defensoria do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição, o 2º SubDefensor-Geral, Danilo Frasseto, e o Secretario-Chefe da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes.