TJTO, TCE e MPTO se iluminam de verde em homenagem à Defensoria Pública

17/05/2023 10/10/2023 15:33 280 visualizações

As sedes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e Ministério Público do Tocantins (MPTO) estão, nesta semana, com iluminação externa predominantemente verde, cor-símbolo da Defensoria Pública. As deferências públicas à Instituição no Tocantins são uma homenagem pelo Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia de Defensoras e Defensores Públicos, Servidoras e Servidores da Instituição, datas comemorativas celebradas a cada 19 de maio.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está presente em todas as comarcas do Estado para atendimento jurídico integral, gratuito e de qualidade às pessoas hipossuficientes ou em situação de vulnerabilidade em todos os municípios do Tocantins. Por meio da atuação coletiva, realizada pelos Núcleos Especializados, a atuação defensorial tem ainda mais alcance, chegando a mais pessoas em todo o Estado.

As homenagens públicas do TJTO, TCE e MPTO são recebidas pela Administração Superior da Defensoria Pública como relevantes demonstrações de parceria institucional e respeito ao trabalho de membras, membros, servidoras, servidores e demais profissionais da Instituição em todo o Tocantins.

prédio da sede da Defensoria Pública em Palmas, localizado na avenida Theotônio Segurado, também está iluminado de verde, sendo mais uma forma simbólica de demonstrar a todos e todas que a Defensoria Pública – modelo constitucional para o atendimento jurídico gratuito às pessoas necessitadas – segue atuante em sua missão de lutar, acolher e defender todas as pessoas que precisam da Instituição para o acesso gratuito à Justiça.

A Defensoria Pública

No ano passado, em todo o Tocantins, a Defensoria Pública realizou mais de 656 mil atividades, sendo 203,8 mil atendimentos jurídicos. Em 2023, até o momento (01/01/2023 a 08/05/2023), mais de 239 mil atividades já foram realizadas em todo o Estado.

Qualquer pessoa com perfil de assistida (saiba mais: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/quem-pode-ser-atendido-pela-defensoria-publica-conheca-o-perfil-do-assistido-a-da-instituicao) pode e deve ser atendida pela Defensoria Pública.

Texto original: DPE-TO