ANADEP e Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial lamentam morte de mãe Bernadete

18/08/2023 10/10/2023 15:33 414 visualizações

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, através da sua Comissão Étnico-Racial, vem a público mostrar o seu pesar, acolher e solidarizar com toda a comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado no Município de Simões Filho/BA, em razão do assassinato de sua liderança Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).

Mãe Bernadete é e sempre será referência da luta antirracista no Brasil, sua imensa dedicação às práticas ancestrais de seu povo sempre nos inspirará!

Exigimos que as autoridades públicas identifiquem e responsabilizem quem precocemente ceifou a sua vida. Exigimos que o Estado, em todas as suas esferas, tome medidas imediatas para a proteção das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares para que cesse a barbárie.

Não podemos admitir que nossas vozes continuem a ser silenciadas de modo violento por aqueles que não respeitam as diferenças e a luta de quem reivindica a preservação da cultura e da espiritualidade da nação afro-brasileira.

Mãe Bernadete partiu na noite de 17/08/2023, mas seu exemplo e seu legado são atemporais. Sua voz e liderança ecoam em nossos corações e continuaremos a busca pelo reconhecimento dos direitos humanos no Brasil e bradaremos por Justiça em seu nome.

AGOSTO DE 2023
DIRETORIA ANADEP E COMISSÃO TEMÁTICA DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL