Adpeto é parceira de ação alinhada a campanha nacional da Anadep

17/09/2025 17/09/2025 18:08 4 visualizações

Participando da Campanha Nacional da Anadep 2025, “Justiça climática é justiça social”, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins - Adpeto, é parceira oficial do projeto “Defensorias nos Babaçuais - Acesso à Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Quebradeiras de Coco” , uma ação integrada para a promoção de educação em direitos e acesso à Justiça às mulheres quebradeiras de coco babaçu e suas famílias, o projeto é de iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. 

 

Participam também do Projeto, as Defensorias Públicas dos Estados do Maranhão (DPE-MA), Pará (DPE-PA) e Piauí (DPE-PI); e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

 

Conforme a DPE Tocantins, no estado os atendimentos serão realizados de 23 a 25 de setembro em Augustinópolis. No Maranhão, os atendimentos serão realizados dia 23, no município Vila Nova dos Martírios; e dia 25 no município Amarante do Maranhão. No Pará, os atendimentos serão realizados no dia 24, em Marabá. E no Piauí, os atendimentos serão dia 26 na Comunidade Olho D'água dos Negros, zona rural do município de Esperantina.

 

Conforme a presidente da Adpeto, Karla Nogueira, “o projeto “Defensorias nos Babaçuais”, do qual o Tocantins participa ao lado do Maranhão, Pará e Piauí, em parceria com as quebradeiras de coco babaçu, leva atendimento jurídico e educação em direitos às comunidades tradicionais. Porque proteger a Amazônia é proteger vidas — e não há justiça climática sem o direito de cada povo existir com dignidade”.